Confraria Vinhos Americanos

Confraria Vinhos Americanos

  • Vinhos Americanos
  • 07 de Fevereiro de 2019

A confraria dos vinhos americanos aconteceu no dia 07 de fevereiro deste ano, em Brasília. Cada confrade levou um vinho dos EUA de custo médio 100 reais e a degustação foi feita às cegas: os rótulos foram cobertos e o Sommelier serviu todas as taças ao mesmo tempo.
Assim, por volta das 21h começamos a analisar os vinhos. Primeiro pela cor, pois através dela podemos perceber a idade do vinho – eles eram de safras variadas, de 1998 a 2015.
Então, os extremos ficaram mais fáceis de analisar, pois a coloração mais atijolada indica vinhos mais velhos e nos vinhos mais jovens percebe-se muito brilho e cor nas bordas.
Em seguida, iniciamos a análise olfativa, ou seja, dos aromas dos vinhos, que também pode indicar sua idade, pois os mais jovens são mais frutados, e os mais envelhecidos tendem a aromas terciários, como terra e couro molhado, devido ao tempo de guarda em barricas de carvalho.
E finalmente chegamos à melhor parte, a degustação, do vinho.
Ao levá-los à boca logo percebemos toda a potência dos vinhos do Napa Valley: os mais jovens com álcool bem presente, muito aromáticos e potentes. Os mais velhos, mais elegantes e com características próximas aos vinhos de guarda de Bordeaux.
Durante a degustação utilizamos uma ficha de avaliação dos vinhos e, ao final, elegemos o ganhador, que poderá ser visto nas fotos desta matéria.
Foi uma noite incrível, que rendeu muitas risadas e maravilhosos vinhos.
Sugiro que façam degustações às cegas com seus amigos, é uma excelente forma de aprender sobre o encantador mundo dos vinhos. Saúde!

Compartilhe